Terça-feira, 4 de Agosto de 2015

Novas regras para uma nova maneira de se trabalhar:

homem cadeira.jpg

 

BBC BRASIL

Novas regras para uma nova maneira de se trabalhar:

A maneira como trabalhamos mudou profundamente nas últimas duas décadas, com a aceleração das inovações tecnológicas e uma mudança de mentalidade que requer espaços e contratos mais flexíveis.
Mas o que isso significa para as regras do mundo do trabalho – tanto para quem já está no mercado como para os jovens que estão começando?
O assunto foi tema de debates nesta semana entre alguns LikedIn Influencers (grupo de cerca de 500 profissionais, líderes em seus setores, convidados a postar conteúdo na rede social). A BBC Capital selecionou as ideias de dois deles.
Novos parâmetros
“O espaço de trabalho está mudando profundamente e para sempre”, escreveu Naomi Simson, fundadora da loja online australiana RedBalloon, em uma postagem no LinkedIn intitulada The Five New Rules of Work (“As cinco novas regras do trabalho”).
“Antigas regras estão sendo jogadas fora e substituídas por novas normas, às vezes por causa da tecnologia ou por demandas dos próprios trabalhadores", continuou.
Leia mais: Como combater o sexismo no trabalho
Para ela, uma das regras que ficou obsoleta é a de que o bom funcionário é aquele que vai para o escritório todos os dias.
“Hoje o trabalho pode ser feito onde você estiver, em qualquer lugar do mundo”, afirma. “Não é preciso mais conhecer seus colegas pessoalmente – basta saber seus nomes, seus emails e em que fuso horário estão.”
“Outra regra velha: a de que o expediente vai das 9h às 17h”, aponta. “A verdade que é hoje estamos disponíveis (se quisermos) 24 horas por dia, sete dias por semana.”
“Isso varia de setor para setor, mas, com a naturalidade com que estamos aumentando nossa presença online, cada vez mais vamos verificar nossos emails na cama, editar documentos em aviões e salas de espera ou revisar apresentações enquanto nos preparamos para dormir”, afirma.
“A única coisa é, claro, prestar atenção às pessoas que estão à sua volta.”
Leia mais: Como lidar com colegas de trabalho inseguros?
A empresária e escritora também acredita que hoje já não existe uma divisão clara entre vida pessoal e vida profissional.
“Se você tem paixão pelo que faz, nenhum dia parecerá um dia de trabalho. Quando você se sente valorizado, conectado e orgulhoso de sua contribuição, o trabalho se torna tão importante quanto a vida particular. Temos apenas uma vida. A maneira como escolhemos passar cada minuto dela depende de nossa sensação de valor próprio”, conclui.
Para quem está começando
Já Ian C. Read, diretor-executivo da gigante farmacêutica Pfizer, entende que os jovens que estão começando suas carreiras vão encontrar um mundo totalmente diferente do que seus pais vivenciaram.
Entre as dicas para iniciantes que ele colocou em seu post no LinkedIn estão:
“Saiba no que você é bom e corra atrás disso. Tente perceber quais são seus pontos fortes e suas vulnerabilidades, e entenda que tipo de trabalho você gostaria mais de fazer”, escreveu. “Essa autoconsciência vai colocá-lo em vantagem em relação a seus colegas. É muito provável que você tenha sucesso em uma área da qual não gosta.”
“Amplie sua experiência o mais cedo possível. É ótimo ser um especialista em um determinado assunto, mas também é importante diversificar suas habilidades no início da carreira. Isso oferece grande valor para sua empresa e mais oportunidades para você, conforme for avançando.”
“Suas escolhas iniciais não limitam as funções que você poderá ter no futuro. Quando começamos, é importante explorar todas as opções. Não descarte uma posição na qual você está interessado só porque não parece ser algo que se encaixa em seus planos de longo prazo”, recomenda Read. “Meu primeiro emprego foi como auditor interno. Não só ele não me atrapalhou como também me ajudou em funções mais difíceis posteriormente.

publicado por momentoskatia às 15:05

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 12 dicas de um médico jap...

. Cuidado com nossos filhos...

. Aviso importante!!

. Pense bem...

. Apenas faça...

. Depois dos 35 anos...

. Curiosidades literárias

. O que faz bem e o que faz...

. Envelhecer faz parte da v...

. A alma só envelhece se vo...

.arquivos

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds