09
Mai 12

 

Cor, cheiro, consistência. Afinal, o que devemos observar ao comprar frutas?

 

Na feira ou no supermercado, a dica da nutricionista Juliana Simões, coordenadora de Nutrição, do Hospital do Coração (SP), é comprar as frutas da estação. "A safra da época é sempre melhor, tem mais nutrientes e sabor", diz Juliana. A seguir, veja dicas para ajudar você a escolher as melhores frutas.

Abacate 
A fruta deve ter a casca bem lisa, fina e verde. Aperte-os suavemente para verificar se estão firmes.

Abacaxi 
O cheiro é um bom sinal de que a fruta está boa. Se é agradável, adocicado, está no ponto. Pressione com os dedos e, se estiver muito duro, ainda está verde. Confira se a casca está dourada e puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está bem maduro.

Banana 
Melhor que não esteja verde nem totalmente madura. Frutas muito maduras têm mais açúcar que fibras. A parte amarela da casca deve predominar sobre a preta.

Maçã 
Rode na mão para ver se não há machucados na casca. Neles, os microorganismos podem se desenvolver. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.

Pêra 
Se a casca está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, a pêra estará doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.

Laranja 
Prefira as mais pesadas, porque têm mais sumo. A consistência deve ser igual em toda a fruta, um lado não deve ser mais mole que o outro. Quanto mais laranja a casca, mais doce. Para as laranjas de casca amarelo-forte, as manchas de cor marrom mostram que estão doces e com mais suco.

Mamão 
Confira se a fruta está macia e sem pontos de bolores na casca.

Manga 
Ela deve estar macia ao toque, sem que a casca se rompa quando pressionada. 

Melão 
É uma das frutas mais difíceis de escolher porque possui a casca dura. Para começar, ela deve estar perfeira, firme, amarela, sem machucados ou partes amolecidas. Ao apertar a extremidade oposta ao caule esta deverá ceder levemente e ao ser sacudido se as sementes estiverem soltas, indica que este está pronto para o consumo.


Evite desperdícios

Aprenda a controlar o grau de maturação das frutas, principalmente no verão. As frutas mais maduras devem permanecer sobre refrigeração e deverão ser consumidas a curto prazo. As frutas mais verdes podem permanecer em temperatura ambiente até atingirem totalmente a maturação.


Para acertar na hora da lavagem

As frutas devem ser lavadas em água corrente para retirar a sujeira mais grosseira. Em seguida, para “matar” microorganismos, deixe-as imersas por 15 minutos em uma solução à base de hipoclorito na proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária. 

Confira a época de cada fruta:

Jan / Fev / Mar

Abr/ Mai / Jun

Jul / Ago / Set

Out / Nov / Dez

Abacate

Abacate

Abacate

Abacaxi

Abacaxi

Banana- D´água

Banana-Prata

Banana-Prata

Banana-Prata

 Banana-Maçã

 Banana-Maçã

 Goiaba

Banana-Maçã

 Coco

 Banana- D´água

 Laranja Natal

Caqui

 Limão

 Goiaba

 Laranja Pêra

Figo

 Laranja Lima

 Jaboticaba

 Manga

Fruta-de-Conde

 Laranja-da-Baía

 Laranja Lima

 Mamão

Jaca

 Laranja Seleta

 Melão

 Melão

Limão

 Maçã

 Melancia

 Uva

Maçã

 Mamão

 Morango

 

Manga

 Maracujá

 Tangerina

 

Maracujá

 Tangerina

  

Melancia

   

Mamão

   

Pêra

   

Uva

 

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI298377-17334,00-VOCE+SABE+ESCOLHER+FRUTAS+CORRETAMENTE.html

publicado por momentoskatia às 19:29
sinto-me:

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
16
17
18

20
22
23
24
25
26

27
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO