- Não dê aos consumidores muitas opções similares ou eles não irão escolher nada.
- Se você está oferecendo algo “grátis” junto do seu produto, enfatize o valor real do grátis, ou então as pessoas assumirão que é muito barato [e consequentemente ruim].
- A maioria das pessoas não gosta de comprar o mais barato ou o mais caro, então se você quer que elas comprem o seu produto mais caro, ofereça outro ainda mais caro.
- Mensagens de medo só funcionam se você disser às pessoas o que elas devem fazer pra combater esse medo. Caso contrário, elas vão rejeitar ou ficar deprimidas.
- A palavra “porque” pode ser bastante persuasiva mesmo sem vir acompanhada de uma boa justificativa.
- As opções mais atraentes são aquelas fáceis de justificar. Então facilite o trabalho: divulgue um benefícios. Dizer dez qualidades do mesmo produto podem ser um tiro no pé.
- Humor afeta o comportamento na hora de comprar ou vender. Quando tristes, compradores pagam mais e vendedores vendem mais por menos.
- Pessoas com sérios problemas emocionais não ligam para quantidade. Eles irão pagar a mesma coisa pra 10 ou 20 de um produto.
- Sono, fadiga e distração aumentam a credulidade. Ex: vendedor porta-a-porta diz seu preço em centavos e logo complementa“é uma barganha!”. As pessoas são mais receptivas à “barganha” depois de ter sido pega de surpresa.
- Cafeína torna as pessoas mais fáceis de persuadir através de fortes argumentos. Nenhum quando se usa argumentos fracos.
- Escreva mensagens fáceis de ler. Linguagem muito complexa é considerada de menor credibilidade. Isso vale para letras legíveis e fontes “normais”.
- Faça favores sem exigir nada em troca e de forma incondicional. As pessoas são recíprocas. (Mas não faça coisas apenas por interesse próprio!)
- Personalizar seu pedido pode facilitar o retorno. Ex: adicione um post-it escrito à mão no documento.
- Dar algo grátis personalizado e inesperado é muito mais eficiente. (Garçons ganham mais gorjetas quando oferecem balas aos clientes ao invés de deixar que eles se sirvam.)
- Pessoas mais velhas apreciam consistência mais do que os jovens. Mensagens persuasivas demais tendem a não funcionar com os mais velhos e devem ser refeitas.
- Reciprocidade funciona melhor se você faz algo primeiro sem exigir nada.
- Aqueles que recebem opiniões favoráveis se tornam menos valiosos com o passar do tempo. Por outro lado, aqueles que expressam opiniões favoráveis se tornam mais valiosos com o passar do tempo.
- Como conseqüência, se você fez um favor à alguém algum tempo atrás e agora precisa da sua ajuda, um dos dois podem não concordar com o outro.
- Peça algo pequeno antes de pedir algo grande.
- Antes de solicitar algo, demonstre que o requisitado é uma pessoa capaz. Ex: dizer a uma criança que ela é do tipo comprometida com o dever de casa.
- Pergunte às pessoas o que elas irão alcançar com o seu pedido: isso aumenta as chances de finalização porque torna os efeitos mais consistentes.
- Seja ativo. Compromissos escritos em vez de compromissos passivos. [evite na base da palavra]
- Uma campanha publicitária ser lembrada não é suficiente: você deve relacionar a campanha com o produto. Os consumidores precisam de uma ajuda na memória.
- Adapte o seu pedido para porções pequenas. Ex: instituições de caridade que dizem “até um centavo nos ajudará”.
- Em leilões (como Mercado Livre), um preço inicial baixo acabam alcançando maiores preços que os outros.
- Faça com que alguém promova a sua expertise. Mesmo que eles sejam pagos, eles terão mais credibilidade do que você se auto-promover.
- A pessoa mais talentosa da empresa trabalhando sozinha fará um trabalho pior do que as menos talentosas trabalhando em equipe. Mesmo que você seja o mais inteligente ou o mais experiente, procure ver com outros olhos.
- Pessoas confiam na autoridade. Isso pode leva-las à Síndrome de Capitão, na qual os subordinados não questionam as más decisões. Logo, os verdadeiros líderes devem estimular as críticas.
- Pensar em grupo pode impedir o surgimento de coisas interessantes, uma vez que todos tendem a seguir a mesma linha de raciocínio. Não penalize os dissidentes, ouça todas as opiniões e estimule a voz da dúvida nos outros.
- O papel do “advogado do diabo” (aquele que assume sempre o lado contrário e negativo) não é nem perto de ser tão útil como um dissidente genuíno, então seja tolerante e encorage o dissidente.
- Pessoas se sentirão mais motivadas com uma tarefa incompleta do que com aquelas que precisam ser começadas do zero. Ex: programa de fidelidade com espaço para 8 tickets, 2 deles já gratuitos dá mais retorno do que cartela com 6.
- Mencione uma pequena desvantagem do que você está oferecendo, isso transmite honestidade e faz com que o restante da sua mensagem tenha mais credibilidade.
- Quando identificar uma desvantagem, mencione-a junto com outros benefícios que estão diretamente associados a ela. Ex: um restaurante se descrevendo como pequeno, mas aconchegante.
- Organizações que atribuem seus erros a causas internas (e dizem o que planejam fazer pra corrigi-los) têm mais confiança do público do que aqueles que colocam a culpa no ambiente externo.
- Pessoas se sentem mais culpadas por erros humanos do que por erros técnicos. Quando o erro é técnico, é importante que se conduza de forma rápida e clara.
- Pessoas são mais receptivas com aqueles com quem compartilham coisas triviais como ter nomes parecidos.
- Pessoas são atraídas por coisas (locais, profissões) com nomes parecidos com os delas. Então não dê um nome feio e difícil de pronunciar a um produto.
- Espelhar (verbalização ou linguagem corporal) aumenta as chances de um retorno positivo. Faça a proposta e repita com as palavras da própria pessoa.
- Pessoas respondem mais positivamente a um sorriso verdadeiro do que a um falso. Se você consegue cultivar um sentimento positivo com alguém, ele irá perceber e agir de maneira mais positiva com você.
- Escassez é um estimulante poderoso, então se você está oferecendo algo raro, deixe claro.
- Técnica Benjamin Franklin: consiga alguém pra fazer um favor que tenha tudo a ver com ele, e eles gostarão mais de você.
- Crie sua mensagem em relação a possíveis perdas em vez de possíveis ganhos, isso ajuda a tirar vantagem do medo de perder.
- Comunique que seu produto é popular e tire vantagem do contexto social.
- Crie um contexto social específico: compare coisas que seu público-alvo possam se identificar.
- Evite ao máximo criar um contexto social usando mensagens negativas.
- Lembre-se que a “mediocridade contamina”: ao definir um comportamento normal, saiba que isso pode ser uma desculpa para as pessoas não irem além dele, comprometendo o desempenho potencial da equipe.
- Ideias expressas em forma de rima são consideradas mais críveis do que sem rimas.
- Escolhas podem depender da quantidade de informação obtida. Ex: dê pouca informação sobre um produto, depois dê muita informação sobre outro produto, e as pessoas irão presumir que estão muito bem informados a respeito do segundo, consequentemente, se sentirão mais atraídos por ele.
- Pessoas respondem positivamente a produtos com nomes diferentes, uma vez que isso encoraja a reflexão dos seus atributos.
- Quando as pessoas se enxergam (num espelho ou câmera) tendem a se retrair. Basta colocar a imagem de 2 olhos na parede para coibir certos comportamentos anti-sociais.
Fonte: http://www.pequenoguru.com.br/2010/02/50-segredos-ciencia-persuasao/