Faça uma pergunta a si mesmo: o que me faz levantar da cama todos os dias? Não sabe a resposta ao certo? Então talvez é porque você ainda esteja em busca do seu "ikigai". O termo em japonês carece de uma tradução literal para o português, mas seu significado é algo como "razão de viver"
A busca pelo propósito não pode ser só motivada pela busca da longevidade, de acordo com Ken Mogi, autor do livro "Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz". Não se trata apenas de viver mais, mas sim de dar sentido a esses anos que você ganhou. O neurocientista japonês dá ainda algumas dicas para quem está nessa empreitada de procurar o seu "ikigai". São elas:
- Encontrar propósitos pequenos no seu dia a dia, como beber uma xícara de café. Nem tudo precisa ser grandioso, os pequenos prazeres da vida têm o seu valor e é justamente o "ser fácil" que torna o conceito tão atraente;
- Observe a si mesmo e às suas versões mais antigas. Resgatar seus sonhos de infância pode ser revelador. O que sempre deu prazer a você? Qual o tema que sempre o pulsou?
- Na iminência de não saber o que quer, pontue o que você já sabe que não quer. Isso pode dar pistas e excluir caminhos que não o agregam;
- Respeite seu processo. Nem todo mundo sabe desde sempre qual é a sua missão. Além disso, ela pode mudar ao longo da sua vida, portanto é preciso estar sempre nesse movimento da busca, pois os "ikigai" são múltiplos;
- Partindo desse princípio da multiplicidade, e retomando pontos anteriores, lembre-se de não se limitar a um único e grandioso propósito. A beleza está justamente em se permitir a ter vários e ter realizações diárias;
- Priorize, por fim, atividades que beneficiem também o outro. Ajudar o próximo é comprovadamente bom para nossa mente e corpo e esse senso de comunidade está fortemente atrelado ao conceito de propósito.
Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/09/22/ikigai-conceito-japones-ajuda-pessoas-a-encontrarem-proposito-de-vida.htm?utm_campaign=viva-bem&utm_content=destaques&utm_medium=email&utm_source=newsletter