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Experimente as maravilhas da meditação mindfulness sem a prática formal.

- 8 Exercícios Rápidos que Cabem Facilmente em Seu Dia

Embora a meditação mindfulness esteja na moda hoje em dia, a maioria das pessoas têm pouco tempo para a prática formal. Estudos apontam que tem muitos benefícios, incluindo a redução da depressão e da dor, acelerando a cognição, aumentando a criatividade, limpar a mente e muito mais. Se você está procurando uma maneira rápida e fácil de adicionar um pouco de meditação mindfulness ao seu dia sem a prática formal, então estes exercícios são para você.

1. Caminhando

Se você fizer qualquer período de caminhada durante o dia – pelo menos dez ou quinze minutos – então você pode fazer um pouco de meditação andando. Vai ser mais fácil se for feito em algum lugar com menos distrações, mas experimente em qualquer lugar e veja o que acontece.

Trata-se de focalizar a atenção. No início, as pessoas costumam se concentrar na sensação de seus pés tocando o chão. Você pode facilmente se concentrar na sua respiração ou mover a atenção em torno de seu corpo, parte por parte. A chave, porém, é desenvolver um tipo de atenção relaxada. Quando sua mente divagar para longe, traga de volta suavemente, sem julgar a si mesmo.

2. Comendo

Você pode praticar um pouco enquanto você come. Quando você der a primeira mordida em qualquer refeição, basta ter um momento para realmente prestar atenção ao paladar. Olhe para a comida com cuidado, sinta as texturas em sua boca, sinta o cheiro e observe como seu corpo reage a ele. Você não precisa continuar assim até o fim da refeição, mas faça de vez em quando para concentrar sua atenção.

3. Na Pausa

Verificar e-mail tornou-se, para muitos, o que fazemos, entre uma tarefa e outra, por vezes, como uma espécie de pausa. Mude isso. Em vez disso, deixe o e-mail e tenha um pouco de atenção plena durante a pausa. Vá para longe do computador, da TV, do tablet ou do celular. Sentar-se por um momento e perceba as sensações em seu corpo e mente.

Como você se sente? O que você pode ouvir?

Tente estar presente naquele momento. Se a sua mente divagar para tarefas que você tem que completar ou começa a trabalhar sobre as coisas que aconteceram ontem, deixe ir e gentilmente traga o foco da sua mente de volta ao presente. Basta estar onde quer que esteja, por alguns momentos.

A atenção plena não é a tentativa de dar sentido a algo, é dar atenção a esse momento.

4. Ouça Atentamente

A qualquer momento que seja conveniente, tente. A gente se acostuma a uma série de sons que estão ao nosso redor e rapidamente começa a ignorar. Se você mora na cidade, pode haver sirenes da polícia, latidos, buzinas, uma música ao longe. No campo poderia haver árvores farfalhando, pássaros cantando ou o ranger do portão.

O que você pode ouvir agora?

Ou, coloque uma música e realmente ouça por um período curto: tente ouvir a música sem pensar nela. Tente não deixar a mente vagar para as coisas que você lembrar, para os julgamentos sobre a música ou pensar sobre a letra. Apenas permita que a música flua sobre você e deixe você fluir para a música.

5. Escovação Consciente

Algumas coisas nós fazemos tantas vezes que quase nem notamo mais. Hábitos, como escovar os dentes, geralmente são executados automaticamente, enquanto a mente salta fora para outros planos, preocupações ou arrependimentos.

Em vez disso, tente se concentrar e realmente experimentá-la. Repare como a escova se move sobre os seus dentes e ao gosto do creme dental.

Outra rotina que pode ser feita conscientemente é tomar banho. Traga sua mente de volta quando ela vagas a outras preocupações ou pensamentos. Você pode executar qualquer tarefa conscientemente e você pode ser surpreendido com o que você vai perceber.

6. Apenas uma Respiração

A qualquer momento durante o dia, tenha um momento para se concentrar na sua respiração. Inspire, expire.

Concentre sua atenção em como se sente, onde você percebe o ar em movimento, como o seu tórax e abdômen se movimentam. Experimente agora.

7. Uma Vela

Esta requer um pouco de preparação: você precisa de uma vela e uma sala escura. Sente-se por um tempo observando a vela e focando a chama (não se sente muito perto). Na verdade, você não está ‘tentando’ fazer nada: é apenas observar a vela de uma forma simples e pura.

8. A Natureza

Se a sua caminhada de meditação for em um parque ou qualquer espaço verde, então esta é a oportunidade perfeita para um pouco mais de atenção.

Pode ser sentado, caminhando, fique mais consciente da natureza ao seu redor. Veja os diferentes tipos de folhas; ouça os cantos de pássaros, sinta o vento e o ruído distante do tráfego; sinta o sol aquecendo seu rosto.

Mais uma vez, depois de alguns instantes, sua mente pode tentar passear para longe. Seja gentil com você mesmo: traga gentilmente a sua atenção de volta à natureza e seus arredores.

Muitas pessoas fazem isso naturalmente quando eles estão na natureza, mas não necessariamente colocam o nome de meditação.

Não importa como você chama, desde que a sua atenção esteja focada no momento presente.

Não é fazer, é ser.

Estas são algumas ideias sobre como praticar a atenção plena durante o dia.

Como especialista em mindfulness, Dr. Jon Kabat-Zinn, diz:

Mindfulness significa prestar atenção de forma particular; de propósito, no momento presente, e sem julgamentos.

 

Fonte: https://cristianethiel.com.br/meditacao-mindfulness-8-exercicios-rapidos-que-cabem-facilmente-em-seu-dia/?utm_content=buffer8c448&utm_medium=social&utm_source=pinterest.com&utm_campaign=buffer/

publicado por momentoskatia às 17:35

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